domingo, 7 de novembro de 2010

PORTAL DO PROFESSOR (http://portaldoprofessor.mec.gov.br)
RELATÓRIO DE AULA

TEMA: Histórias narradas e seus desafios
Autor: Glace Luciana Pereira
Componente Curricular: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tema: Alfabetização

Tendo como objetivo fazer com que o aluno aprenda a escutar; trabalhar com a narrativa, com a argumentação, com a descrição, reconhecendo as diferenças sonoras e escritas das palavras, trabalharem em dupla, conversar sobre a importância de escutar e ouvir histórias, a proposta dessa aula é partir de uma história narrada e propor desafios diferentes para a turma respeitando os diferentes conhecimentos que os alunos apresentam e trazer desafios procurando entender em que nível de leitura e escrita o aluno está e utilizando estratégias para que ele avance na apropriação da língua formal.
A professora sugeriu a realização das atividades em grupo.
Exemplo:
• Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro;
• Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras;
• Aluno pré silábico com Aluno silábico sem valor sonoro;
• Aluno silábico-alfabético com aluno alfabético, etc.
Durante a aula a professora sugere também que os alunos ouçam o vídeo:

A CASA FEIA

Os alunos serão estimulados a expor seus sentimentos e opiniões sobre a história, essa roda de conversa faz parte do processo de escuta, argumentação e descrição, além é claro de possibilita utilizar seu conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras e explicitar esse seu conhecimento a um parceiro, o que também o faz aprender, permite pensar a respeito de quais letras utilizarem favorecendo um espaço de contradição para a criança que ainda não percebeu que a escrita representa a fala, associe a figura ao desenho, reescrevam a história dando um final diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário