domingo, 24 de outubro de 2010

O MITO DA TELINHA

Os meios de comunicação são mecanismos interessantes que dão vida a educação. Utilizando a linguagem conceitual falada e escrita mais racional, pois segundo MORAN 1994, P.44 “... imagem palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo de forte impacto emocional que facilita, e predispõe a conhecer mais favoravelmente.”
Os meios de comunicação como exemplo a TV, nos envolve através de imagem, palavra, música, afetivamente, desperta emoções imediatas, que orientam as compreensão da realidade no nível analógico e/ou conceitual, porém o uso da TV no campo da educacional gerava um discurso em monólogo mesmo que o professor pudesse realizar debates a respeito do conteúdo, ou seja professor e aluno ficaram presos ao discurso da TV ou DVD entre outros.
Com o computador tanto o professor como os alunos ganham interatividade ao editar, fazer links, tirar copia, incluindo figuras, imagens, sons e músicas, podendo-se nele salvar e imprimir inúmeros documentos sem desperdiçar folhas o que nos permite usar o computador como uma ferramenta completa de (tele) comunicações, além de claro da possibilidade da interatividade via uma “central de comunicações” como: Rádio, TV, Telefone, Fax e Copiadora ao alcance das mãos em um único objeto capaz de transmitir textos, sons, imagens, bem como a comunicação simultânea com pessoas de diferentes lugares e de permitir a permanência de mensagens em diferentes tempos de emissão e recepção. O uso do computador permite a chegada do saber e a quebra de barreiras do tempo e do espaço propicia também os que estudam a trabalham pois não precisam estar presos a horários. Por outro lado temos a AeD-educação a distância e uma época marcada pela inclusão digital que pode ou não solucionar o problema da exclusão Educacional .
Nas ultimas décadas os recursos tecnológicos (computador) vem sendo implementados nas escolas públicas e privadas como uma ferramenta indispensável à imagem da escola que se intitula “ progressista”. A preocupação é que pais e profissionais da educação vêem o computador como solução para o atual sistema de ensino. Lembra Hasse, 1999, p.131-132, “ ... nenhuma proposta de uso de tecnologia, , até o momento, por si só produziu melhoria na qualidade de ensino.” É importante lembrar que o computador por si só pode ser uma contribuição positiva ou negativa para o ensino e aprendizagem dependendo da forma como for utilizado.

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