sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PLANO DE AULA

Professora: Regina Maciana de Oliveira
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

LENDO FÁBULAS

OBJETIVOS:
• Trabalhar com as estratégias de leitura, no sentido de a criança ir tomando consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência e verificação de aspectos do texto que se lê.
• Trazer o repertório do leitor para a compreensão textual discutindo elementos como: autor, título, sumário, capa e ilustrações.
• Ampliar as referências culturais dos leitores especialmente os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, refletindo sobre seus aspectos polêmicos bem como a perspectiva do narrador e do leitor aproveitando o momento para ajudar ao aluno a fazer paráfrases orais ou escritas do que leu e produzir textos em outras linguagens como desenho, pintura, dramatização, etc...


O QUE SÃO FABULAS?

A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através das histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado.

QUEM FOI ESOPO?

Acredita-se que Esopo tenha vivido no Século VI a.C. Provavelmente foi capturado em uma guerra e virou escravo na Grécia. Mas não há provas históricas de que ele tenha existido. O que não dá para negar é que há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas ou reescritas e divulgadas por ele.

FÁBULAS ANIMADAS

A cigarra e a formiga
A águia ferida por uma flecha
A tartaruga e a lebre
A raposa e as uvas

Desenvolvimento do Trabalho

1- Antes da Leitura
•Acomodar os alunos de modo que se sintam confortáveis;
•Mostrar a capa do livro e discutir as ilustrações;
•Ler o título do livro “Fábulas de Esopo”. Peça para algum aluno que conhece fábulas contar algumas histórias que conhecem;
•Contar aos alunos quem foi Esopo considerado o maior divulgador de fábulas. Se lembrar-se de Monteiro Lobato incentive para que falem a respeito o autor também escreveu suas versões de algumas fábulas;
•Ler o título de algumas fábulas perguntando se as crianças conhecem algumas delas;

2 – Durante a Leitura
•Antes de realizar a leitura da fábula para os alunos peça que prestem atenção – em quem participa da história e como agem; nos momentos da narrativa, no ensinamento presente na fábula;
•Ler, expressivamente, a história;

3 – Depois da história
•Discutir as hipóteses dos alunos levantadas no momento;
•Conversar sobre os personagens da história;
•Problematizar a questão falando também sobre o comportamento humano em determinadas situações, deixando claro que esta é uma característica da fábula como gênero textual;
•Fazer oralmente exercícios de substituição de certas palavras ou expressões do texto;
•Fazer uma lista com os títulos das fabulas que as crianças conhecem;
•Ler novamente a moral da fábula criando questionamentos como: concordam com ela? Por quê? Conhecem alguém que viveu? Como foi?
•Reescrever a fábula e fazer a ilustração;

Nenhum comentário:

Postar um comentário